O QUE VAI MUDAR COM A IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL?

  • Gestão de pessoas
  • Tecnologia
  • Geral

Como já falamos em um post anterior explicamos qual o funcionamento básico do eSocial e como ele vai afetar as empresas. No post de hoje vamos tratar com  a implantação vai estar afetando o dia a dia das empresas, em especifico  dentro do setor de Recursos Humanos  envolvidos no precesso.

O eSocial exige o envio imediato das informações organizacionais e terão mecanismos eficientes para verificar se as empresas estão cumprindo as regras da legislação vigente.

Além do mais não será possível fornecer informações erradas ou incompletas, pois o sistema faz o cruzamento de dados, facilitando assim a identificação de informações divergentes.

Toda essa nova conjuntura exigirá uma mudança significativa da postura até então, adotada pelo RH das empresas: não haverá mais como postergar o cumprimento das novas exigências legais. Também não será possível descumprir os prazos o adotar medidas alternativas não autorizadas pela lei. Em outras palavras acaba o “dar um jeitinho” e as informações teram que correr de forma corretas.

Haverá necessidade de integração entre todos os setores da empresa para garantir que as informações relacionadas a relação de trabalho sejam transmitida dentro dos prazos.

 

Não basta enviar os dados do eSocial. Os dados devem ser enviados com qualidade, dentro da legislação vigentes e dos prazos corretos, para evitar autuação ao empregador.

Copyright © 2024 RH PATRICK PESTANA. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, marcas, layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva do RH Patrick Pestana