Como já falamos em um post anterior explicamos qual o funcionamento básico do eSocial e como ele vai afetar as empresas. No post de hoje vamos tratar com a implantação vai estar afetando o dia a dia das empresas, em especifico dentro do setor de Recursos Humanos envolvidos no precesso.
O eSocial exige o envio imediato das informações organizacionais e terão mecanismos eficientes para verificar se as empresas estão cumprindo as regras da legislação vigente.
Além do mais não será possível fornecer informações erradas ou incompletas, pois o sistema faz o cruzamento de dados, facilitando assim a identificação de informações divergentes.
Toda essa nova conjuntura exigirá uma mudança significativa da postura até então, adotada pelo RH das empresas: não haverá mais como postergar o cumprimento das novas exigências legais. Também não será possível descumprir os prazos o adotar medidas alternativas não autorizadas pela lei. Em outras palavras acaba o “dar um jeitinho” e as informações teram que correr de forma corretas.
Haverá necessidade de integração entre todos os setores da empresa para garantir que as informações relacionadas a relação de trabalho sejam transmitida dentro dos prazos.
Não basta enviar os dados do eSocial. Os dados devem ser enviados com qualidade, dentro da legislação vigentes e dos prazos corretos, para evitar autuação ao empregador.